sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aos nossos visitantes

Aqui fica o mapa que regista os pontos de onde nos visitam.
 Já fomos "vistos" 752 vezes desde da nossa primeira publicação.



No nosso primeiro post, apelamos à vossa colaboração e ficamos satisfeitos de que por aqui passam alguns pais. É bom ver que os pais estão atentos, no entanto pedimos mais um pouco... comentem digam as vossas opiniões e sugestões.
 Está na coluna da direita a forma de comentar.
Obrigado.

Condições de acesso à Unidade Orgânica EBI Canto da Maia

Caros pais, passo a transcrever um aviso de informação aos pais/encarregados de educação entregue aos alunos da EBI Canto da Maia.


INFORMAÇÃO
   Tendo-se verificado algumas situações desagradáveis no estabelecimento de ensino, venho por este meio relembrar a Vossa Excelência os pontos 1 e 5 do Artigo 4º do Regulamento Interno desta Unidade Orgânica: “A identificação dos pais/encarregados de educação far-se-á pela exibição de um documento de identificação. O funcionário da portaria deverá preencher, obrigatoriamente uma ficha onde conste o nome do pai/encarregado de educação, o nome, o ano e a turma do seu educando e a entidade (director de turma, órgão executivo, Serviços Administrativos, papelaria, bar dos alunos e refeitório) que este pretende contactar. O funcionário da portaria deverá facultar ao pai/encarregado de educação um documento de visitante que será devolvido quando da sua saída da escola”; “em caso algum é permitido o acesso dos pais/encarregados de educação, ou de qualquer outro elemento não pertencente ao corpo docente e não docente, às salas de aula, durante o período de funcionamento das aulas”.
Mais informo que em caso de ameaça à integridade física ou psicológica de qualquer elemento da comunidade escolar, ou à segurança das instalações, serão de imediato accionadas, pelo Conselho Executivo, as medidas adequadas, recorrendo às entidades competentes, nomeadamente a polícia.

Com os melhores cumprimentos e consideração,
O Presidente do Conselho Executivo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TERAPIA DO ELOGIO Arthur Nogueira (Psicólogo)


Terapeutas que trabalham com famílias, divulgam numa recente pesquisa que os membros das famílias estão cada vez mais frios, mais distantes, o carinho é cada vez menos, não se valorizam as qualidades, facilmente se ouvem críticas.
As pessoas estão cada vez mais intolerantes e desgastam-se na valorização dos defeitos dos outros. Por isso, as relações hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias. Não vemos mais os homens a elogiar as suas mulheres ou vice-versa, não vemos os chefes a elogiar o trabalho dos subordinados, não vemos mais pais e filhos a elogiar-se; etc..



Só vemos futilidades: valorizam-se artistas, cantores, jogadores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que têm a obrigação de cuidar do corpo, do rosto, das aparências.

A ausência de elogio afeta muito as pessoas e as famílias.


Vamos começar a valorizar as nossas famílias, os nossos amigos, alunos e subordinados.
Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza do parceiro ou parceira, o comportamento dos nossos filhos.
O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho fica feliz por ser louvado, o pai e a mãe sentem-se bom ao serem amados e amparados.
O amigo quer sentir-se querido.



Vivemos numa sociedade em que cada um precisa de outro; é impossível uma pessoa viver sozinha e sentir-se feliz. Os elogios são fortes motivações na vida de cada um.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pais devem ser responsabilizados pela educação dos filhos?

Tive pena de não ver o programa Estação de Serviço. Telefonou-me uma mãe (que desde já agradeço),  ainda tive tempo de por a gravar para depois rever com mais atenção.
Tinha vontade de telefonar mas como não assisti ao programa desde o início não liguei.
Muito se disse... vou tentar encontra-lo nos vídeos da RTP e depois publico.
Mas deixo aqui o desafio e a pergunta de qual a vossa opinião.

Gabinete de Apoio e Promoção de Educação para a Saúde

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Esclarecimento da notícia

A notícia do post anterior está sinalizada a vermelho para mais fácil esclarecermos os pontos aos pais e demais interessados, quem sabe até o sr. jornalista.
..., embora a Associação de Pais não contestou a forma como o encerramento poderá decorrer. (1)
1 - Lamentamos que a reunião do dia 4 tenha começa do com o "pé esquerdo", a pergunta de ouvir os pais, sem primeiro apresentar as soluções gerou um descontentamento total. Como já referimos fomos recebidos pelas as entidades envolvidas e tínhamos que aguardar.
A quando da visita aos espaços disponíveis a associação não foi convocada. No entanto a solução foi apresentada, os espaços são os que existem na freguesia, e nós, pais e associação, não temos o conhecimento de como funcionam situações desta, (salvo as excessões de pais que desempenham uma profissão relacionada com o assunto).
 Certamente que esta situação servirá de exemplo ao Concelho Executivo, Câmara e DREF  para as futuras reuniões com os pais das próximas escolas e beneficiar de obras.
...  No fim da reunião até nos pôs na rua, dizendo que ‘os pais estão dispensados, podem ir embora; agora o meu assunto é com a Direcção’ (2), 
2 - Quando se iniciou a reunião a srª diretora dirigiu-se aos pais dos alunos da linhares furtado, provavelmente por se a escola com maior n.º de alunos. Depois de anotadas as sugestões e ditas quais seriam as soluções, ficando em aberto a solução final dispensou os pais da linhares furtado para se dirigir aos pais dos alunos da escola da vitoria.
Quando questionámos que as actividades extra-curriculares das crianças poderiam ser prejudicadas pelas mudanças de horários, foi-nos dito que o problema era nosso”, diz aquela mãe.
O argumento que tem sido ventilado oficiosamente junto dos pais é que o Governo tem de “aproveitar os fundos comunitários antes de 2013”(3), 
3 - Mas quem não sabia ainda que as obras iriam surgir? Talvez algum pai que chegasse a esta escola pela primeira vez. Até aqui tudo bem mas, os pais já sabiam das obras... Se tivessem manifestado em maior numero talvez   as soluções teriam aparecido mais cedo.
Todos nós sabemos que as verbas comunitárias têm o seu tempo limite para serem utilizadas e se não for na escola da fajã será noutra que tenha necessidades  de remodelação.
Também não é conhecido o lançamento do concurso público.(4)
Certamente que nem todos têm acesso a estas informações mas uma rápida busca no google chegamos lá.
é só clicar
Ou talvez nem seja do Governo (5)
A tutela dos alunos é da DREF, as obras de manutenção das escolas nos núcleos são da Câmara Municipal e não do governo. Caso contrario seria o governo a lançar o concurso publico.

Obras na Escola Linhares Furtado - Publicada do Diário dos Açores 11/11/11

Pais descontentes com encerramento súbito da Escola Linhares Furtado a poucas semanas do início das aulas




Escrito por Manuel Moniz   
Sexta, 11 Novembro 2011 12:16
alunosA Secretaria Regional da Educação decidiu encerrar a escola Básica da Fajã de Baixo para obras apenas um mês depois das aulas terem começado.
No que parece ser uma espécie de improviso, os pais foram avisados do encerramento, a ter efeito já em Janeiro, numa reunião em Outubro em que a decisão foi anunciada como “possível”. Duas semanas depois, a 4  de Novembro, uma nova reunião com a Directora Regional da Educação, a decisão foi dada como “definitiva” e uma semana depois, no anúncio de uma nova reunião, marcada para hoje, os pais foram notificados de alguns dos contornos das alternativas encontradas.
Tudo indica que muitos pais estão descontentes, embora a Associação de Pais não contestou a forma como o encerramento poderá decorrer.(1)
Segundo uma Representante de uma turma do 4ª ano, contactada pelo DA, os pais não têm neste momento qualquer garantia da salvaguarda da qualidade pedagógica deste ano lectivo. Na reunião onde esteve presente, “a Directora da Educação chegou mesmo a dizer que os pais que estavam a levantar questões legítimas sobre esta decisão que eram ‘treinadores de bancada’, e que ‘há países no mundo onde as crianças estudam no chão’.  No fim da reunião até nos pôs na rua, dizendo que ‘os pais estão dispensados, podem ir embora; agora o meu assunto é com a Direcção’ (2), 
Alguns ânimos estão mesmo exaltados, especialmente pela forma como a  decisão parece ter sido tomada de forma precipitada e sem garantias para os alunos. Quando questionámos que as actividades extra-curriculares das crianças poderiam ser prejudicadas pelas mudanças de horários, foi-nos dito que o problema era nosso”, diz aquela mãe.
O argumento que tem sido ventilado oficiosamente junto dos pais é que o Governo tem de “aproveitar os fundos comunitários antes de 2013”(3), , justificando assim o que parece ser uma precipitação, uma vez que as aulas começaram em Setembro e nessa altura as obras em causa nunca foram referidas.
Alegadamente, a obra poderá durar 10 meses, o que, mesmo considerando que pode começar em Janeiro e terminar no tempo previsto, não só interromperá o actual ano lectivo como poderá atrasar a entrada em funcionamento do próximo – enquanto que se começasse no início das férias de Verão apenas encerraria durante um ano lectivo.
O projecto, de resto, nem é conhecido dos pais. Fala-se do aumento do Refeitório, do Pavilhão de Desportos e da recuperação de algumas janelas, alegadamente pelo valor de 1 milhão de euros. Também não é conhecido o lançamento do concurso público.(4)
De resto, o Plano de Investimentos não refere concretamente esta obra nas intenções de investimento do próximo ano. A obra apenas pode estar contemplada na alínea genérica da “construção, reparação e remodelação do parque escolar do 1º ciclo”.
Ou talvez nem seja do Governo: (5) no dia 21 de Outubro, numa cerimónia que decorreu durante o período de aulas, Berta Cabral A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou que “as obras de beneficiação e ampliação da EB/JI Linhares Furtado serão das primeiras a avançar no conjunto das seis grandes intervenções previstas para o parque escolar do concelho, no curto prazo” e que ela “é grande e demorada no tempo, com início em 2012, ainda durante o ano lectivo em curso”. Berta Cabral na altura disse que “o conselho executivo deverá deslocar as crianças para outro espaço na freguesia”.
O facto é que o ano lectivo terminará numa espécie de balbúrdia para as crianças. As actuais 3 turmas do 1º ano serão agregadas numa única turma, e “os professores titulares desenvolverão as actividades em conjunto com todos os alunos”. As aulas terão lugar na Casa do Povo.
Em relação aos 2º e 3º anos, a tutela ainda não decidiu, fazendo pender a decisão da “auscultação dos docentes”, o que parece comprovar a precipitação da decisão. As alternativas anunciadas não são claras: “juntar as turmas do 2º ou do 3º ano numa única turma”, ou “as 3 turmas dos 2º ou 3º anos serão divididas por duas salas”. O que é claramente perceptível é que será utilizada a actual Sede dos Escuteiros.
As 3 turmas do 4º ano serão deslocadas para fora da freguesia,  a Escola Canto da Maia (que não tem neste momento o 1º ciclo), em regime de desdobramento de horário – “uma turma “das 8h15 às 13h ou das 8h30 às 13h15 com 15 minutos de intervalo” e as restantes “das 13h15 às 17h30 ou das 13h30 às 17h45”.
Neste momento a escola começa às 9h00 e termina às 15h15, com hora de almoço, e não há horários de desdobramento.
A maior alteração vai ocorrer para os alunos do 4º ano. Por um lado, os horários mudam radicalmente e por outro é controverso como decorrerá a transição para uma escola que não oferece o 1º ciclo e onde os restantes alunos são todos mais velhos. E há ainda a questão do transporte (a nova escola não fica na área de residência das respectivas famílias) e dos horários de trabalho dos pais, que têm tudo programado para os actuais horários. Alegadamente, a mensagem que foi transmitida aos pais é que essa seria uma responsabilidade exclusivamente sua...
A própria hora da reunião que foi convocada para hoje (17h30) parece ser um indicador da indisponibilidade da Secretaria Regional em ouvir efectivamente a comunidade educativa.
Se fosse viva, Natália Correia, que recentemente foi homenageada com um novo Centro Cultural que permanece vazio, deveria estranhar...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Para refletir

Provavelmente já viu este video, ou não... veja junto com os seus filhos ...




“Por muito tempo me perguntei se haveria no mundo alguém como eu, e se haveria outro propósito para a minha vida além de dor e humilhação.” Nascido sem os braços e sem as pernas, Nick Vujicic superou sua deficiência para viver uma vida plena e cheia de realizações, tornando-se um exemplo para todas as pessoas que buscam a verdadeira felicidade. Hoje, um palestrante motivacional internacionalmente conhecido, Nick divulga sua mensagem central: o objetivo mais importante para qualquer pessoa é encontrar seu propósito na vida, a despeito de quaisquer dificuldades que apareçam pelo caminho. Nick conta a história de sua deficiência física e da batalha emocional que travou para conviver com isso na infância, adolescência e vida adulta. Compartilha com o leitor a força de sua fé e explica que, depois que encontrou seu senso de propósito – inspirar as pessoas a melhorar sua vida e o mundo –, achou confiança para construir uma vida produtiva e sem limites. Nick encoraja o leitor mostrando como aprendeu a aceitar o imponderável e se concentrar em suas habilidades possíveis."

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Reunião na Escola Linhares Furtado

Hoje, pelas 17h30m, no polivalente da escola Linhares Furtado, há reunião de pais, com a finalidade de resolver a situação dos alunos durante o período de obras. 


A convocatória foi efetuada pelo Conselho Executivo da EB2 Canto da Maia

Estejam presentes

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Obras na EB/JI P. Dr. Linhares Furtado

Caros Pais,

Temos recebido vários contatos onde manifestam a vossa opinião quanto à reestruturação das turmas e distribuição dos alunos pelos espaços disponíveis. Compreendemos a vossa insatisfação mas nunca se pode agradar a todos. 
A associação de pais, a pedido de uma mãe da Linhares Furtado realizou uma reunião, onde debatemos este e outros assuntos. Pena é que só apareceram cerca de 25 pais.... e os outros???
A associação existe também, para em conjunto, tentarmos resolver os assuntos das escolas em harmonia com o conselho executivo. 
O mesmo está a fazer todas as diligencias possíveis para resolver a situação sempre em prol dos alunos.
Não esqueçam (os que estiveram na reunião do dia 4) que se não chegarmos a um consenso..., e este pode não agradar a todos... as obras poderão não ser feitas. 

Governo prepara programa escolar "antibullying"




O Governo está a preparar um Plano Nacional de Segurança Escolar para aplicar no próximo ano letivo, incluindo um programa antibullying a ser implementado em todas as escolas do país, anunciou fonte do Ministério da Educação à agência Lusa.

"As escolas terão que adoptar este plano para evitar riscos externos e internos", referiu Paula Peneda, diretora do Gabinete Coordenador de Segurança Escolar (GCSE), acrescentando que uma das propostas feitas ao Ministério da Educação prende-se com um programa antibullying, para aplicar da pré-primária até ao final da escolaridade obrigatória.

"O professor vai passar uma mensagem às crianças de que a escola é um lugar de bem-estar, um lugar para aprender, para conviver, para fazer amigos e não um lugar de repressão ou para [os alunos] estarem oprimidos, sem falar diretamente de bullying", explicou a responsável à Lusa.

Outra das propostas é o alargamento ao 7º e 8º anos de escolaridade do tema "cidadania e segurança", atualmente ministrado como um módulo apenas a alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Formação Cívica. 

"Fizemos uma avaliação muito positiva deste módulo. Aconselhámos as escolas a chamarem bombeiros, proteção civil e PSP para falarem sobre segurança. Talvez não seja alargado na fórmula de modo, mas esperamos que seja ministrado transversalmente em várias disciplinas", disse Paula Peneda, ressalvando que ainda não é certo o alargamento a partir do próximo ano letivo. 


terça-feira, 8 de novembro de 2011

A opinião da associação de pais

Bem haja a todos os pais que estiveram presentes. 

Sabemos que a situação acarreta mudanças nas nossas vidas e que para termos escolas novas, com mais salas  e melhores espaços é preciso pensar bem como para fazer estas alterações.
 Já esperávamos há muito tempo por esta situação. Razão pela qual a associação, no ano anterior, contatou a DREF, a Câmara Municipal e o Conselho Executivo. Sabemos que não se podem tomar medidas sem termos datas e metas definidas. No entanto pensamos, e por isso o fizemos, que os contatos já poderia ter sido efetuados e na reunião já deveriam ter as soluções, mesmo que em fase de apreciação e, depois de ouvidos os pais, comunicada a solução.
Contudo compete às entidades acima referidas elaborar a melhor solução.
Lembrem-se que todas as alterações são por um motivo de força necessária:

ESCOLAS NOVAS PARA OS NOSSOS FILHOS E PARA OS QUE NO FUTURO POR ALI PASSAREM.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Síntese da Reunião de Pais

Foram muitos os pais presentes na reunião e todos com o mesmo interesse. Saber a solução quanto aos alunos, para onde e quando irão assim que iniciarem as obras. 
Estavam presentes os membros do Conselho Executivo, Diretora Regional, Vereador da Câmara Municipal, Coordenadoras das escolas da Vitória e Linhares Furtado e a Presidente da associação de pais.
Foram solicitados as opiniões dos pais em relação ao assunto.
Da parte da Câmara Municipal está tudo apostos para dar inicio às obras, O prazo estimado são 10 meses iniciando a 2 de janeiro. A verba está reservada para este fim, escolas novas com mais condições para os nosso alunos.

Ouvidas todas as opiniões e respostas de esclarecimento as soluções são as seguintes:

As 8 turmas de alunos da escola da Vitória irão, em regime de desdobramento num horário das 8h30m às 13h30m e das 13h30 às 18h30, para a escola Canto da Maia.

A turma de pré irá para as instalações do Jardim de Infância de Santa Clara na Rua de Lisboa.

Quanto às 12 turmas de alunos da escola Linhares Furtado a situação é mais delicada. Sendo  uma escola com maior numero de alunos  também funcionará em regime de desdobramento num horário das 8h30m às 13h30m e das 13h30 às 18h30, distribuídas pelos espaços disponíveis na freguesia; Casa de Povo (velha) Casa de Povo Nova (junto no ATL), sede de Escuteiros e Centro de Estudos Natália Correia.
O Conselho  Executivo juntamente com a Diretora Regional irão solucionar a forma mais viável de acondicionar os alunos nos espaços  tendo sempre em conta as melhores condições para os mesmos.

A turma de pré irá para as instalações do Jardim de Infância de Santa Rita.

ATENÇÃO
Estas foram as primeiras soluções encontradas, a decisão final será comunicados aos pais podendo ter alguma alteração. Uma vez irão contatar os responsáveis pelos espaços de forma a saber se há ou não possibilidade as aplicar. Podendo haver alterações, aguardemos. 

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alteração da hora reunião de pais

Amanhã dia 4 a reunião com Exma. Senhora Diretora Regional da Educação e Formação, a  foi alterada para as 17h30m.

Estejam presentes

"dá o que não precisas"




Esta é uma ação que está a decorrer da EBI Canto da Maia.
O objetivo é começar a partilhar dentro da escola para depois distribuir fora dela.
Poderão deixar na entrada da escola o roupas, calçado e acessórios.

Bem haja