sábado, 21 de janeiro de 2012

Estação de serviço de 20 de janeiro

Alguém assistui ao Estação de Serviço de ontem. A entrevistada foi a poresidente presidente do SDPA, Drª Sofia Ribeiro que esclareceu alguns pontos referente às alterações do Estatuto do aluno e alguns pontos que ainda estão em "dúvida" pela forma de como serão aplicadas as regras.
No entanto tive pena porque as várias intervenções dos teleespetadores poucas foram as que tinham realmente "sumo" e o mais triste... poucos foram os pais a participarem na entrevista.
ainda não estão cientes que a educação dá-se de berço e a formação é aquirida nas escolas.
Vou aguardar que a RTPA publique o programa para po-lo aqui.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

#2... parte 3

E nunca se cansam de nos dizer que a fruta faz bem!

E, quando o dia não pára de nos surpreender, os pais servem para dizer, todos os dias: «A partir de hoje... tu vais ver!».
E, sempre que estão chateados com o trabalho, para reclamar. Assim: «Ah queres fazer uma birra? Pois vamos ver quem faz a birra maior!...»
E, quando querem quebrar a monotonia dos nossos dias, os pais, servem para pronunciar com alma cada palavra, quando nos estragam com meiguices: «Qualquer dia... eu emigro! Para muito longe! E quero ver como é que vocês se safam!».
Com dias assim, em que o pai e a mãe fazem de Capitão Gancho, quem não se rende à canseira e adormece antes do fim de cada história? E quem é que não cede ao nervoso miudinho e não acorda, a meio da noite, com os nervos em franja? E quem é que não ficaria desolado, no meio de toda a energia renovável que eles têm, quando  perguntam com quem estávamos a sonhar (e nós, não podendo dizer que era com eles), respondemos que temos medo é... do Papão!
Nós gostamos dos pais. Desconfiamos que eles imaginam que passam pouco tempo connosco mas, se for para isto, não temos coragem para os contrariar. Afinal, nós sabemos que todas as pessoas de coração grande têm a cabeça quente.
E nunca pomos em dúvida que só o amor importa. Só não entendemos porque é que os pais tenham de ser esta canseira!
E achamos que, desta maneira, eles nos fazem nervoso miudinho.

Fim.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

# 2... parte 2

Mas os pais servem, também, para trabalhar para a nossa formação desportiva e para o lazer. Quando chegamos à natação, gritam quando não nos queremos despir ali, à frente de toda a gente. Acham que não podemos brincar nem nos balneários nem na piscina. E gritam, outra vez, quando insistimos que os avós e os acompanhantes das outras crianças não deviam saber em que preparos viemos ao mundo.
Os pais servem, também, para zurzir no nosso lado bem-disposto, quando (de regresso ao carro) nos mandam cumprimentar a prima Maria da Glória que, em vez de nos dizer «Olá», delicadamente e com maneiras, nos esborracha contra ela e nos lambuza e, enquanto nos despenteia, duma ponta à outra, nos ofende, de cada vez que diz: «Ai, meu filho, o teu rapaz está tão crescido!....» (Meu filho?... Mas o pai  bateu com a cabeça? Então,    maltratam-lhe o filho, em vez de lhe darem um beijo transformam-no em algodão doce, e ele, ainda por cima, sorri e agradece?...)
Quando, finalmente, entramos em casa e estamos prontos para descansar, os pais servem para nos dizer, contra todas as nossas expectativas: «Primeiro, fazes os trabalhos de casa. Só depois brincas».
E servem para azedar a nossa boa disposição quando, logo a seguir, tratam, como se fosse contrafação, os pacotes de leite, as embalagens de bolachas e as caixinhas com os presentes da Happy Meal que, carinhosamente, tínhamos a dormir ao pé de nós.
Os pais servem para escandalizar, todos os dias, a nossa paciência, ao jantar. Começam por nunca respeitar o nosso: «Já vou!». Vendem-se à publicidade enganosa de cada vez que acham que a sopa de cenoura «faz os olhos bonitos». Servem-nos ervilhas e, carinhosamente (como quem não está muito seguro do produto que promove), chamam-lhe «bolinhas».
... continua

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Enquanto pesquisava encontrei #2 parte 1

De Eduardo Sá (Pais&Filhos)

Diário de uma criança à beira do nervoso miudinho

Os pais não servem como despertador. Adormecem de manhã, como todos nós, mas, ao mesmo tempo que levantam a persiana e nos chamam «Meu querido» e coisas assim, querem que, entre a cara lavada e os cereais despachados, façamos dos 0 aos 100 em poucos... minutos.

Entretanto, como convém às pessoas ponderadas, e paramos de nos vestir para pensarmos na vida, eles sofrem de hiperatividade e, em jeito de ameaça, gritam qualquer coisa do género: «Eu juro que me vou embora, e deixo-te aqui!» (que era tudo o que eu mais queria!).
Os pais servem, também, para nos tirar a boa-disposição, antes do trabalho. Enquanto só não chamam «boas pessoas» a todos os senhores automobilistas que, segundo eles, estavam bem era dormir, ouvem (de meia em meia hora!) as mesmas notícias, atendem o telefone, olham 30 vezes para o relógio, melindram-se com a nossa cara de segunda-feira e, sempre que dizem, com voz de pateta: «Quem é o meu tesouro, quem é?», quem faz as contra-ordenações perigosas somos nós!
Os pais servem para imaginar que todas as crianças, ao chegarem à escola, são campeãs de felicidade.
E que nunca nos apetece mandar a nossa professora para a... biblioteca, de castigo, enquanto ela pensa se não será feio mentir (sempre que grita connosco, quando garante, aos nossos pais, que é só doçuras e meiguices...).
Os pais servem, também, para nos ir buscar à escola. E nisso escapam! Mas, independentemente de nos apetecer limpar o pó ao mundo, perguntam (todos os dias!): «Correu bem a escola? e O que foi o almoço?», com tantos pormenores, e no meio de tanta inquietação, que nos provocam brancas e nos levam ao stresse.
Os pais servem para nos deixar nos tempos livres. E, quando pensávamos que podíamos brincar à vontade, (ou não são os tempos... livres?) descobrimos que eles só podem ter sido levados ao engano porque, afinal, nos obrigam a estar, mais uma vez, quietos e calados. E, pior, quando estamos prontos a pedir o livro de reclamações, ora nos castigam com trabalhos de casa ora nos põem, sentadinhos, a ver os mesmos desenhos animados tantas vezes, que nós achamos que isso deve servir para aprendermos a contar até... 100.

... continua 

Higiene do Sono - Forum da EBI Canto da Maia

 Inserida no Projeto Haja Saúde, decorrerá no Forum, pelas 18h30m,  uma seção de esclarecimento para todos os enc. de educação da unidade orgânica.

A higiene do sono deve fazer parte das nossas vidas, da mesma forma que a higiene do nosso corpo. Normalmente temos a preocupação de tomar banho diariamente, mudar de roupa, cortar e manter o cabelo penteado. Escovar os dentes, etc..etc.. Quando alguém não exerce esses cuidados, nós observamos um "distúrbio" da higiene pessoal. 
A higiene do sono é tão importante como a higiene corporal.
Apareçam.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Enquanto pesquisava encontrei... *1

no youtube e outras redes sociais este magnífico vídeo que nos faz pensar se algum dia chegaremos a este patamar... ora vejam até ao fim.



Podem enviar-nos publicações que achem interessantes para:
blogdepais@iol.pt

Comentários

Pedimos aos nossos leitores que quando fizerem um comentário indiquem pelo menos as suas iniciais. Assim mais facilmente poderemos responder. Sempre que os comentários às respostas são feitas pelo moderador do blog são assinados com BP.  Os comentários anónimos não são da nossa autoria.
Queremos criar aqui uma ponte entre a escola e a família. Aceitamos as vossas opiniões e sugestões e até as criticas. É com elas que, às vezes, aprendemos.
Obrigado

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Resposta ao anónimo de 9 de Janeiro de 2012 05:35

Caro enc. educação, agradecemos o seu comentário e participação neste blog, passamos a responder às suas questões:

1 - Este blog é da responsabilidade de um órgão que faz parte da nomenclatura dos órgãos da escola - A Associação de pais (AP). A AP é composta por 13 elementos e foi nossa intenção que esses 13 elementos abragessem um membro de todas as escolas da unidade orgânica (UO). Não é fácil ter esta resposta de todas as escolas. Aquando da eleição da AP aparece no blog a lista de membros  pode clicar e rever.
 2 -  Tem toda a razão de não ter a informação com os nomes dos membros da associação, no site antigo da escola tínhamos esta informação. Vamos enviar uma lista com o nome dos membros que representa a AP. Na coluna da esquerda do blog, estão os contatos da associação e do blog, informação das reuniões, e uma caixa de siga-nos, poderá introduzir o seu mail e receberá a informação sempre que haja uma publicação. 

3 - Já foi nossa intenção de criar uma página no Facebook. Mas para tal teriamos que ter uma manutenção ativa, caso contrário seria só mais uma... A manutenção deste blog é composta com as informações que recebemos do conselho executivo, e das informações que os núcleos enviam (que são raras). Como  enc. ed. de uma filha no 1º ciclo e outra no 2º vou introduzindo as informações que me chegam e, outras que os restantes membros recebem. Era meu desejo que todos mantivessem contato com a associação, não seria muito difícil em encaminhar um mail com alguns dos trabalhos a decorrer em cada núcleo, publicar fotos das atividades efetuados pelos alunos, etc, etc...
4 - Estamos a criar, a base de dados com os endereços dos pais enviados no folheto informativo que enviamos no início do ano letivo. Confesso que é um trabalho moroso e desanimador, uma vez que não recebemos nenhum apoio dos pais/ enc. educ. Nunca aparecem nas nossas reuniões. Não é a AP que deverá dar informações que dizem respeito às actividades letivas pois estas são da responsabilidade dos professores. (sempre que há uma visita de estudo/atividade na sala da minha filha recebo uma informação). Aqui fica mais uma vez o nosso calendário, e o convite para participar connosco. Poderá sempre que desejar enviar um mail para blogdepais@iol.pt com algo que seja interessante publicar e acrescente as suas iniciais para termos uma referencia sua. 


Mais uma vez agradecemos o seu contato pois é animador quando o fazem. Obrigado
BP

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Prevenção... é sempre bom saber mais um pouco







Esta informação foi-nos enviada pela formadora da secção que decorreu na EBI C Maia.
(só agora foi publicada porque estávamos todos de férias)

Bom Ano

Desejamos aos pais, alunos e toda a comunidade escolar um excelente 2012.
 Um ano cheio de Saúde, Paz e vontade de alcançar todos os nossos objetivos.

Não esquecer que a entrega das avaliações é amanhã a partir de 16h30.