quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Este blog...

Agradece as partilhas que lentamente têm aqui chegado. São sempre bem vindos. É com a vossa ajuda que vamos partilhando e expondo ideias.
Obrigado

A famíla e a internet: educar para comportamentos seguros

 Presença, limites, diálogo. Mesmo que não percebam nada de computadores, os pais podem ajudar os filhos a utilizar a net em segurança

Entre 6 e 10 de Fevereiro assinalou-se a semana da internet segura. É daqueles temas para os quais alguns pais estarão motivados, outros não, muitas vezes por estarem pouco à vontade com a informática e os computadores.
         Alguns pais optam por medidas mais restritivas ao uso da internet esperando que resolvam o problema, outros entendem que a internet está, hoje em dia demasiado omnipresente para que um controlo restritivo, por si só, possa resultar.
         Os estudo mostram que é essencial a mediação dos pais no que diz respeito à utilização da internet pelas crianças, reduzindo os riscos online e reduzindo o dano, caso chegue a haver contacto com esses riscos.
         Na realidade, não é muito diferente do que se passa com outras áreas da vida das crianças, como por exemplo a sexualidade, a alimentação ou o estudo: há um equilíbrio entre o que devemos proibir e um espaço de liberdade e aprendizagem próprio de cada idade. Esses espaços são gradualmente diferentes conforme as idades das crianças e o papel dos pais será muito mais benéfico e protector se passar por incenivar e estimular a autonomia e a capacidade de decisão dos filhos do que decidindo e resolvendo por eles.
         Há algumas coisas onde provavelmente não deve transigir: o controlo do tempo gasto na internet é importante, como aliás também acontece com o tempo passado em frente à televisão. Lá em casa também preferimos que tanto a televisão como os computadores sejam usados preferencialmente nos espaços comuns.
         Se não percebe nada de internet tem aí um óptimo trunfo: peça aos seus filhos que lhe expliquem como se faz.: comece por aprender a navegar na net e peça que o ajudem a criar uma conta de email gratuita.Converse com eles sobre segurança na internet, sobre o que pode ou não ser perigoso. O exercício de o protegerem dos perigos da internet pode ajudá-los a evitarem eles próprios comportamentos de risco.
         Sobretudo fale com eles sobre os perigos e os problemas que eles possam encontrar na net. Ajude-os a pensar pela sua cabeça e fazer escolhas saudáveis. Se nós fizermos todas as opções por eles, eles não saberão optar quando nós não estamos por perto.
Alguns sites de interesse:
www.internetsegura.pt
www.seguranet.pt
www.miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt
http://www2.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/Home.aspx

(Nuno Cardoso Dias)

Educação Sexual Low-cost

A aprovação do diploma de educação para a saúde irá levantar problemas nas escolas açorianas.
Em primeiro lugar o diploma é demasiado centrado sobre a questão sexual. Define nove áreas prioritárias de intervenção, mas na realidade apenas trata com autonomia uma delas: a educação sexual. Isto é grave não apenas pela falta de atenção que é dada às outras áreas mas também por expor a sobrevalorização atribuída à educação sexual.
Prevê-se um gabinete de apoio e promoção da saúde que "assegura aos alunos o acesso aos meios contraceptivos adequados em articulação com as unidades de saúde". A distribuição de contraceptivos aparece sem integração numa consulta de planeamento familiar, que informe e aconselhe e independentemente de serem solicitados. É de esperar que os preservativos apareçam nas escolas mais depressa e mais vezes que os técnicos de saúde. Prescinde-seda parte da educação, quando toca aos preservativos.
Os pais açorianos são também mais desprotegidos neste diploma do que são os pais no resto do país. De facto, onde a legislação nacional prevê que os pais tenham o direito a ser informados de todas as actividades  no âmbito da educação sexual, na Região os pais só têm o dever de se informar, consultando os documentos orientadores. Ora, não são os documentos orientadores que importam. É saber que actividades serão realizadas, com apoio de que entidades, com a utilização de que materiais.
Por tudo isto os pais têm razões para redobrarem a sua atenção, e inequivocamente informarem a escola de que não darão consentimento a que o filho participe ou presencie sessões sobre educação sexual sem que ao menos eles sejam informados do seu conteúdo.

Ligação de interesse: http://www.plataforma-rn.org/site/

 (Nuno Cardoso Dias)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ACRA - Associação de Consumidores da Região Açores

Celebra-se hoje o "Dia da Internet Segura"
A Google lança nesta efeméride um espaço destinado às famílias e à relação das crianças com a Internet de uma forma adequada, tendo como parceiros investigadores e a Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens (CNPCJ).

O Centro de Segurança Familiar da Google, já existente noutros países, é hoje apresentado em Portugal, no Dia Europeu da Internet Segura.
Segundo a Google, a ideia é, em cada país, haver uma série de vozes que apresentem aos pais algumas sugestões e indicações sobre como é que podem ajudar os filhos no uso da Internet.

Quando se decide ser pai ou mãe, quer essa decisão seja prévia à conceção quer seja posterior, não se decide em relação a cada gesto e cada ato que essa nova relação vai exigir ao longo de toda uma vida em conjunto.

É por isso necessário que em cada circunstância se renove o ideal inicial em que cada um gosta de se rever: tudo fazer para que nada moleste aquele pequeno ser que é também uma espécie de nosso prolongamento.
No entanto, ao longo da vida há muitas circunstâncias que vão surpreender os pais e desafiar a sua capacidade de adaptação para poderem acompanhar os filhos.
Quem hoje tem quarenta anos passou pelo boom da internet e viveu-o com o entusiasmo das coisas novas que sempre distinguem os tempos que passam dos tempos ultrapassados dos pais.
No entanto, nunca imaginaram na altura poder assistir a todas as revoluções tecnológicas que permitiram passar da partilha de texto simples à disponibilização de todo o tipo de conteúdos multimédia.
E esses conteúdos não são inócuos.
Por isso, os filhos dos que hoje são quarentões e começam a assumir responsabilidades parentais vêm-se abraços com um problema gigantesco.
A correta educação dos filhos exige aos pais uma atenção especial aos conteúdos informativos a que aqueles acedem e aos processos interativos que os mesmos estabelecem com o meio em que vivem.
Sabendo que grande parte da população portuguesa tem acesso à internet 24 sobre 24 horas em suas casas, importa estabelecer critérios, munir-se de ferramentas e assumir comportamentos perante o mundo da internet que minorem as graves consequências que uma utilização não vigiada pode promover.
A atitude permissiva e laxista leva normalmente a situações muito complicadas.
A atitude repressiva e extramente controladora, desperta curiosidades indevidas e alimenta comportamentos de espreita de oportunidades para conseguir furar o esquema de limitações de liberdade.
A atitude mais correta é a de controlar discretamente os acessos e, sobretudo, acompanhar os filhos na sua iniciação à internet e na navegação neste novo mundo.
Para isso, os pais terão de buscar, eles próprios, conteúdos e sites interessantes e que promovam a interação com as crianças, entusiasmando-as em relação aos conteúdos que realmente podem ser uma mais valia.
Ao mesmo tempo, alertarão para a necessária discrição em relação à disponibilização de informações pessoais e familiares na net.
Os conselhos que os pais de antigamente davam aos seus filhos para evitarem as má companhias, terão de adaptar-se. Hoje as más companhias entram na própria casa. Comem à mesma mesa.
Daí que o comportamento dos pais não possa limitar-se a evitar que os filhos se aproximem dos potenciais perigos. Importa que desde muito cedo cultivem com as suas atitudes e palavras critérios sólidos de seleção e interação com os conteúdos da internet.

Nunca haverá uma internet totalmente segura. Dependerá dos cidadãos segurarem-se perante a internet que sempre terá conteúdos e táticas agressivos e invasivos da privacidade.

Com os melhores cumprimentos,
O Secretário Geral da Acra
Mário Agostinho Reis

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Inscrições Conservatório Reg. de Ponta Delgada



Regulamento das provas de seleção para os cursos curriculares Iniciação e Básico




A motivação um fator muito importante...


à nossa caixa de correio chegou mais uma partilha de um pai.
Vejam, até ao fim porque vale a pena perceber o que é a motivação.
Obrigado

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Obras na Linhares Furtado


Aqui fica uma primeira amostra do decorrer das obras na Linhares Furtado.
(foto retirada de outro espaço de partilha da escola Linhares Furtado)

Também queríamos uma foto da Vitória... alguém tem?