quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prémios ano letivo 2011/2012



No dia 19 foram entregues, pelo Conselho Executivo e pela Associação de Pais, os prémios de Mérito Académico, Mérito Social e Desportivo aos alunos. Parabéns aos vencedores, é o fruto e o reconhecimento do vosso empenho e esforço. 

Prémio Mérito Académico

Filipa Furtado Resendes, 6º1
Francisco de Medeiros Pavão, 6º1 
Pedro Pestana Bettencourt, 6º1 
Henrique Miguel Torres Simão, 6º 5 

Prémio Mérito Social

Filipe Dias da Rocha Pereira, 6º 5
Henrique Miguel Torres Simão, 6º5

Prémio Mérito Desportivo

Marco Aurélio Costa Pavão, 6º 6
Maria Natércia Matos,  6º A
Hugo Medeiros Laranjo, 5º 3
Diogo Gomes Caçador, 5º 3
Miguel Subica Rebelo Ventura, 4º 33

Aos alunos, aos pais e aos professores os nossos parabéns. Para conseguirmos o mérito é com a ajuda e empenho de todos.

Associação de pais 2012/2013

No passado dia 12 compareceram na EBI Canto da Maia 112 pais/enc. de educação. 
Muito obrigado pela vossa presença. 
É bom sabermos que os pais estão presentes e que desejam participar na educação dos nossos filhos.
Participar é também aprender e partilhar experiências vividas por cada um de nós.
Foram eleitos novos membros que posteriormente serão aqui publicados os nomes e as escolas respetivas.
Participem neste espaço, deixem as vossas ideias que são sempre benvindas.

Mais um caso de bulling que resultou em morte...



Agradecemos a partilha desta noticia ao enc. de educação que nos enviou.
Deixamos aqui mais um alerta e a sugestão do mesmo, para a criação de um seminário sobre este tema (enquanto o de direito continuam a preparar o programa escolar "antibulling".)
Vamos apresentar aos membros da associação a sua sugestão.


"o grupo hacker Anonymous identificou várias pessoas suspeitas de serem resposáveis pelos abusos que conduziram uma adolescente canadiana de 15 anos ao suicídio.
Amanda Todd, recorde-se, suicidou-se semanas depois de ter publicado no YouTube um vídeo a denunciar o assédio de que fora alvo durante três anos. Um pedófilo terá convencido a adolescente a mostrar os seios através da internet quando esta tinha apenas 12 anos, utilizando depois a imagem para chantagear a vítima. Amanda não cedeu, e o criminoso acabou por divulgar a fotografia por familiares, amigos, colegas de escola da jovem e por toda a internet.

O incidente destruiu a vida de Amanda, que foi ostracizada na escola e mergulhou numa profunda depressão e no abuso de álcool e drogas. A família viu-se forçada a mudar de casa várias vezes para tentar recomeçar de novo, mas a divulgação da imagem prosseguiu na internet, acompanhada de insultos e ameaças de morte. «A imagem anda por aí e nunca mais poderei recuperá-la», lamentava-se Amanda no vídeo no YouTube onde falava da «luta diária» para se «manter viva» e do peso da solidão. 
A divulgação do vídeo apenas motivou novos ataques de agressores anónimos, e Amanda acabou por ser encontrada enforcada no seu quarto no dia 10, em Vancouver. Mesmo após a morte, os insultos continuaram. Houve quem se aproveitasse do caso para lançar recolhas de fundos fraudulentas e correu o rumor não confirmado da divulgação de imagens da autópsia da vítima. 
O escândalo, que está a provocar um profundo debate sobre o fenómeno do «cyber-bullying», a pedofilia e sobre as regras elementares de convivência na internet no Canadá e um pouco por todo o mundo, levou o colectivo hacker Anonymous a tentar identificar e punir os agressores. 
Duas pessoas são já apontadas como suspeitas de serem o autor da primeira divulgação da imagem de Amanda. Os seus nomes e endereços foram divulgados (um no Canadá, outro nos Estados Unidos) e há registo de represálias contra os suspeitos. Uma terceira pessoa nos EUA foi identificada como sendo o autor da divulgação de supostas imagens do cadáver de Amanda. 
As autoridades canadianas investigam também o caso, tendo constituído uma unidade especial de 20 agentes, e apelam ao fim das iniciativas dos justiceiros e a uma torrente de rumores que está a prejudicar a busca pela verdade. «O sistema não funciona assim. Não se condenam pessoas antes de terem sido sequer acusadas. Não podemos ser juízes, júris e carrascos à frente de todos», declarou o advogado Eric Gottardi, citado pela imprensa canadiana. 
Uma organização anti-pedofilia do Canadá diz ter recebido uma denúncia relativa a abusos contra Amanda há pelo menos um ano, tendo reportado o caso à polícia e à protecção de menores. Terão as autoridades e a própria família da vítima feito tudo para a proteger? Muitas perguntas continuam ainda por responder. A mãe de Amanda admite que a filha sempre precisou de atenção especial, mas afirma que os problemas psicológicos e de dependência só apareceram após os abusos online. A filha deixou um vídeo póstumo para mãe, que esta ainda não teve coragem de ver. 
Portugal, segundo o Público, é um dos países europeus onde há menor risco para crianças e adolescentes na internet. Tito de Morais, responsável pelo projecto MiudosSegurosNa.net, considera o caso de Amanda Todd um exemplo extremo que foge à regra. Habitualmente, vítimas de bullying e agressores têm a mesma idade.








Sol "

Da Vinci Ginásios da Educação


A 1.ª Unidade dos Ginásios da Educação Da Vinci em Ponta Delgada - um espaço inovador e dinâmico de serviços de educação extracurricular - acaba de abrir as suas portas.

No início de mais um ano lectivo, deseja dar-lhe as BOAS-VINDAS e manifestar a sua total disponibilidade para o(a) receber.

Coloca à sua disposição uma gama diversificada de multisserviços de educação desde o apoio escolar/explicações, (métodos e hábitos de estudo e gestão do tempo incluídos), preparação para provas de exame, assessoria linguística, traduções, revisão e correção de texto a workshops pedagógicos, formação, entre outros. É assegurada por uma equipa multidisciplinar de professores especializados e um gabinete de psicopedagogia.

Aproveitamos a oportunidade para o convidar a vir visitar-nos e/ou  estar presente no Workshop (gratuito) Educar é Promover, a realizar-se dia 10 de Novembro, na nossa unidade, pelas 10.30h. Caso queira dar-nos o prazer da sua presença, por favor confirme a sua inscrição.
Saudações Davincianas