terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Prevenção... é sempre bom saber mais um pouco







Esta informação foi-nos enviada pela formadora da secção que decorreu na EBI C Maia.
(só agora foi publicada porque estávamos todos de férias)

4 comentários:

Anónimo disse...

Unido... é sempre melhor que isolado!

*
Esta notícia esclarece-me, penso, um outro assunto que me suscitava interrogações.

"Esta informação foi-nos enviada pela formadora da secção que decorreu na EBI C Maia.
(só agora foi publicada porque estávamos todos de férias)
Escrito por Blog de Pais 0 Opiniões vossas"

Tenho a impressão que mais do que um blog de pais, trata-se de um blog de professores e responsáveis da escola.

Interrogo se, em abono da verdade, não seria mais correto mudar o nome do blog? Isto tendo em consideração que um blog de pais deve ser da responsabilidade de pais e não professores.

*
Quando inscrevi o meu filho na escola (ou no ATL), algures inscrevi a minha profissão e também onde trabalho. Fato compreensível e útil para os educadores.
Analogamente, não é de considerar útil não só saber quem são as pessoas que constituem a associação de pais, como também saber o que fazem e onde trabalham? (em abono da verdade)

*
Uma vez que estamos a falar de associação, e considerando que nos dias atuais muitas pessoas fazem uso das redes sociais (até algures no programa escolar do ensino básico vi algo sobre o assunto - tema para outra ocasião), não seria interessante que este blog tivesse uma ligação aos dados dos pais. Nome, correio eletrónico e escola que o filho frequenta é o suficiente e, naturalmente, apenas daqueles que aceitassem tal divulgação.
O objetivo indico: Que os pais do circulo escolar, se o desejarem, sejam “amigos” nas redes sociais ou que simplesmente possam comunicar por correio eletrónico quando o desejarem.
Não seria benéfico?
A adesão dos próprios responderia por si (se o blog e consequentemente a ideia for conhecida dos mesmos).

*
O ponto anterior, suscitou-me outro.
Uma vez que me foi pedido, forneci à escola o meu correio eletrónico. Todavia, nunca recebi através dele uma única notificação ou informação! Para quê tal pedido se dele não fazem uso?
Pensava, por exemplo, que quando houvesse uma reunião de pais, uma visita de estudo, ou até avisos que constam na caderneta do aluno, num clique, o responsável notificava os pais.

Enganei-me, as TIC ainda não chegaram às escolas, ao menos nestes sentidos.

Anónimo disse...

é pena que o interesse subito de alguns pais só se manifeste com críticas.
será que já foi a alguma reunião?

Anónimo disse...

Agradeço as prontas respostas do Blog de Pais.

Sobre o comentário que classificou a atitude de “crítica”:

Esclareço que a “crítica”, se assim o desejarem interpretar, foi uma exposição de interrogações e que quando tiver novas questões / sugestões as exporei da mesma forma se assim o considerar adequado. Penso ser lamentável que não existam mais, pois o contrário significaria outra atitude dos pais perante a vida escolar dos filhos;

O “súbito interesse” aconteceu depois de ter um filho no agrupamento da escola e de nas reuniões assistidas comparar o número de encarregados presentes com o número de alunos existentes.
As interrogações (e respostas) lançadas permitem assentar ideias.

A participação ativa, pode exigir atitudes dos pais que, na maioria, não estão dispostos a tomar. Assim, utilizam “desculpas” talvez mais ou menos aceitáveis. Mas para ir simplesmente a uma reunião não é preciso grande empreendimento. Donde se chega ao já exposto neste blog recentemente:

“Onde andam os pais???”

Blog de Pais disse...

Mais uma vez agradeço a sua participação. Colabore connosco para chamar a atenção dos pais. É sempre a nossa luta de os chamar à vida escolar.
Faça passar as nossas mensagens convidando-os a passar por aqui.
BP