quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A famíla e a internet: educar para comportamentos seguros

 Presença, limites, diálogo. Mesmo que não percebam nada de computadores, os pais podem ajudar os filhos a utilizar a net em segurança

Entre 6 e 10 de Fevereiro assinalou-se a semana da internet segura. É daqueles temas para os quais alguns pais estarão motivados, outros não, muitas vezes por estarem pouco à vontade com a informática e os computadores.
         Alguns pais optam por medidas mais restritivas ao uso da internet esperando que resolvam o problema, outros entendem que a internet está, hoje em dia demasiado omnipresente para que um controlo restritivo, por si só, possa resultar.
         Os estudo mostram que é essencial a mediação dos pais no que diz respeito à utilização da internet pelas crianças, reduzindo os riscos online e reduzindo o dano, caso chegue a haver contacto com esses riscos.
         Na realidade, não é muito diferente do que se passa com outras áreas da vida das crianças, como por exemplo a sexualidade, a alimentação ou o estudo: há um equilíbrio entre o que devemos proibir e um espaço de liberdade e aprendizagem próprio de cada idade. Esses espaços são gradualmente diferentes conforme as idades das crianças e o papel dos pais será muito mais benéfico e protector se passar por incenivar e estimular a autonomia e a capacidade de decisão dos filhos do que decidindo e resolvendo por eles.
         Há algumas coisas onde provavelmente não deve transigir: o controlo do tempo gasto na internet é importante, como aliás também acontece com o tempo passado em frente à televisão. Lá em casa também preferimos que tanto a televisão como os computadores sejam usados preferencialmente nos espaços comuns.
         Se não percebe nada de internet tem aí um óptimo trunfo: peça aos seus filhos que lhe expliquem como se faz.: comece por aprender a navegar na net e peça que o ajudem a criar uma conta de email gratuita.Converse com eles sobre segurança na internet, sobre o que pode ou não ser perigoso. O exercício de o protegerem dos perigos da internet pode ajudá-los a evitarem eles próprios comportamentos de risco.
         Sobretudo fale com eles sobre os perigos e os problemas que eles possam encontrar na net. Ajude-os a pensar pela sua cabeça e fazer escolhas saudáveis. Se nós fizermos todas as opções por eles, eles não saberão optar quando nós não estamos por perto.
Alguns sites de interesse:
www.internetsegura.pt
www.seguranet.pt
www.miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt
http://www2.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/Home.aspx

(Nuno Cardoso Dias)

Sem comentários: